domingo, 7 de setembro de 2008

Leituras obrigatórias para o vestibular 2009 - UFRGS

UFRGS divulga leitura obrigatória para 2009
Universidade trocou quatro dos 12 livros que devem ser lidos para o vestibular

Foram mantidos os critérios de atualização de obras obrigatórias para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para o próximo concurso, apenas quatro dos 12 livros da relação foram trocados. A proposta que pretendia promover alterações como a redução do número de livros e a retirada de escritores vivos da lista foi vencida no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).- Precisamos de mais discussões. Vai ficar para o próximo ano - disse Maria Adélia Pinhal de Carlos, presidente da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) da UFRGS. A manutenção da resolução de 2006, que considerou a necessidade de trocar apenas quatro livros por ano (de baixo para cima) até a alteração total da lista, sem mudar critérios, foi seguido à risca. No lugar dos cinco contos de Machado de Assis apareceram outros três de igual importância. Os estudantes também continuarão a conhecer a obra de Eça de Queirós, que teve o livro O Crime do Padre Amaro trocado por Primo Basílio, obra encontrada em filme, em coleção de bolso e que até já virou minissérie de TV. A terceira alteração também manteve o critério da manutenção de autor gaúcho. Saiu Dyonélio Machado com Os Ratos e entrou Cyro Martins, com a obra Porteira Fechada. Na poesia, Manuel Bandeira, em Estrela de uma Vida Inteira, substituiu Cecília Meireles, garantindo a qualidade no gênero. Para o professor Flávio Azevedo, a nova lista - publicada na última sexta-feira no site da universidade - tranqüilizou os estudantes que já tinham adquirido livros e os que estavam com a leitura em dia. - A UFRGS seguiu os critérios e escolheu obras importantes. O livro de Manuel Bandeira, por exemplo, é a obra completa do autor - disse o professor, que recomenda aos vestibulandos a busca imediata das obras.

A lista
Luís de Camões - Os Lusíadas - Cantos I ao V
Castro Alves - Espumas Flutuantes
José de Alencar - Iracema
Machado de Assis - Quincas Borba
José Lins do Rego - Fogo Morto
Lygia Fagundes Telles - Antes do Baile Verde
Milton Hatoum - Dois Irmãos
Luiz Antônio de Assis Brasil - Concerto Campestre
As novidades
Machado de Assis - O Caso da Vara, Pai contra Mãe e Capítulo dos Chapéus
Cyro Martins - Porteira Fechada
Eça de Queirós - O Primo Basílio
Manuel Bandeira - Estrela da Vida Inteira

54a. Feira do Livro de Porto Alegre- Casa do Pensamento



A Câmara Rio-Grandense do Livro está divulgando encontros com escritores gaúchos, cujo público-alvo é o Ensino Médio.

A partir de uma listagem de escritores, foi escolhido o autor Charles Kiefer. Para este encontro é necessário que os alunos leiam um ou mais livros deste autor, (os quais estão disponíveis na Biblioteca Erico Verissimo) para posteriormente, lhe formularem perguntas pertinentes. O critério utilizado para a escolha dos alunos dos 2os e 3os. anos será o do interesse. Poderão participar o máximo de 40 pessoas, incluindo alunos e responsáveis

O encontro ocorrerá na Feira do Livro, no dia 3/11, segunda-feira, às 10h30min .

Os alunos interessados podem entrar em contato com a Cecília da turma 204, na Biblioteca com Eliana ou através deste Blog, o mais breve possível.

Aproveitem a "cadeira quente" com o autor de Caminhando na chuva, Quem faz a terra gemer ou Dedos de pianista.