domingo, 16 de novembro de 2008

1968 na mira da UFRGS



Transgressão, rebeldia e repressão. Três palavras que marcaram o ano de 1968 no Brasil e no mundo.
Um período inesquecível para todos os países do Cone Sul, que passaram pelos anos de chumbo. Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai tiveram em comum o controle do poder pelas forcas armadas. Sob a Doutrina de Seguranca Nacional, exércitos voltaram suas atencões para o inimigo interno identificados como subversivos ou comunistas. Estudantes, políticos e intelectuais que promoveram transformacões nunca serão esquecidos e deverão ganhar destaque no próximo vestibular.

Maio de 68, na Franca - Movimento dos estudantes franceses, duramente reprimidos pelas ruas de Paris, resumiu o espírito inconformista daquela geracão.

A Primavera de Praga - Breve experiência de democracia na Checoslováquia foi esmagada pelos tanques soviéticos em agosto.

A Passeata dos Cem Mil- Em 26 de junho de 1968, após a morte de um estudante em uma manifestacão, movimentos de diversas partes do país saíram às ruas, principalmente no Rio de Janeiro, onde se organizou a Passeata dos Cem Mil. Muitos setores entraram em greve contra o governo e o protesto ficou como um marco para o endurecimento do regime militar no Brasil.

O AI-5 - Com a publicacão do Ato Institucional número 5, o AI-5, em dezembro de 1968, o Congresso Nacional foi fechado e dezenas de parlamentares tiveram seus mandatos cassados ou foram presos. Centenas de pessoas que se opunham ao regime foram presas, torturadas, assassinadas ou expulsas do país. Usando como pretexto a seguranca nacional, os militares controlavam a informacão veiculada nos jornais, fiscalizavam o conteúdo dos livros publicados e comercializados: ser pego com um livro considerado subversivo podia ser motivo de prisão. O AI-5 marca o ápice da repressão do regime militar no Brasil.

Guerra do Vietnã - É o elemento mais comum entre os movimentos de 1968. Assumir uma posicão contra a guerra é assumir uma postura de pacifismo e antimperialismo.

O Massacre de Tlatelolco,no México - Também conhecido como a Noite de Tlatelolco ocorreu em 2 de outubro de 1968, na Plaza de las Três Culturas, em Tlatelolco, cidade do México, 10 dias antes do início dos Jogos Olímpicos. Para evitar uma manifestacão estudantil contra a repressão e as mudancas na rede de ensino no evento, o governo produziu um gigantesco massacre. Até hoje, o verdadeiro número de mortos permanece incerto. Um grande número de passoas ficou ferido e foram feitas milhares de detencões.
Woodstock, Faca Amor Não Faca Guerra, É Proibido Proibir, filosofia hippie e liberacão sexual ultrapassaram fronteiras. Ajudaram a definir novos modelos de comportamento por meio de manifestacões estudantis e operária.






Nenhum comentário: